Intervenções artísticas agitam Lyon durante esse fim de semana
Nessa quinta-feira, 6, teve início a Festa das Luzes (ou Fête de Lumières) em Lyon. Entre quinta e domingo, a cidade vai contar com algumas dezenas de performances artísticas envolvendo um dos elementos mais importantes das sociedades modernas: a luz, que atualmente bem pode ser calculado à partir da importância do consumo de energia, tanto que algumas das instalações fazem justamente o link com o uso consciente e responsável desse bem.

Sobre o surgimento da festa, o ano era 1852. Tudo começou com a inauguração da escultura de um artista local chamado Fabisch, em 8 de dezembro, mesmo dia da festa da Imaculada Conceição. Os moradores da cidade previam acender velas desde suas sacadas e janelas, mas o mau tempo impediu tal façanha.

A festa foi finalmente celebrada no dia 12 de dezembro, o que não desmotivou nem um pouco os habitantes de Lyon, que à partir das 18h começaram a acender as velas de suas casas e, pouco tempo depois, a cidade estava completamente iluminada.

Apesar do frio dessa época do ano, a população foi em peso para as ruas, as casas continuavam cheias de luz e, desde então, o dia 8 de dezembro tornou-se uma data simbólica de confraternização para o povo de Lyon. E, claro, uma das festas mais famosas da França!
Laisser un commentaire