O Louvre acolhe do 22 de fevereiro ao 22 de maio 2017 a exposição que tem feito furor em Paris, modificando, pela primeira vez na história do museu, sua organização para acolher o público que deseja apreciar as obras do pintor holandês, Johannes Vermeer, exibidas no hall Napoleon.
A exposição explora a fascinante relação que ele manteve com os demais grandes pintores do século de ouro holandês, como Gérard Dou, Gerard ter Borch, Frans van Mieris, Gabriel Metsu, Pieter de Hooch, que também estão presentes na exposição. Em meados de 1850 esses artistas passaram a criar pinturas idealizadas da vida privada, e o que vemos é uma cadeia de encenações de homens e mulheres instalados em um modelo de civilização bem orquestrada.
Foi um grande êxito essa proeza de reunir em Paris, doze obras de Johannes Vermeer, ou seja, um terço dos trinta e seis quadros reconhecidos como criação do artista. A exposição do Louvre «Vermeer et les maîtres de la peinture de genre» se inscreve na liga de Grandes Exposições dedicada ao pintor, que teve sua primeira exibição em 1866, no Palácio Champs-Elysées. Desde a descoberta do artista por Thoré-Bürger nos anos 1860, as exibições ao público das obras de Vermeer tem sido sempre um evento a parte.
Sem dúvidas essa é A exposição do momento em Paris. Vermeer e os pintores do gênero (tradução livre) é fruto da colaboração de grandes instituições americanas, britânicas, alemães e holandesas. Organizada pela National Gallery of Ireland, Dublin e a National Gallery of Art, Washington.
Reserva é obrigatória. Pode ser feita diretamente no Louvre ou pelo site.
Aos que entendem bem inglês ou francês, recomendo comprar o audioguia por 1,99€ (iOS e Android)
Laisser un commentaire